segunda-feira, junho 30, 2008 4:23 PM

tornando-se futebolistico

por Ênio Vital

O esporte mais popular do mundo é, sem dúvida, o futebol e eu sempre quis falar sobre Futebol, assim mesmo, com ÉFE maiusculo. Falar sobre como ele é irresistível e não esse clichezão de "ópio para o povo". Veja bem, não vá pensar que futebol é aquilo que você vê "depois da novela", com propagandas no meio do jogo, replays com câmera e anglos infinitos, microfones colocado em locais estratégicos e comentaristas tendenciosos sem diploma de jornalismo pois tudo isso é a fórmula de produto que a T.V. quer que voce compre - isso é bem nítido em época de Copa do Mundo.
Futebol não é sinônimo de ignorância ou violência, isso é a excessão. O ludopédico, a forma como os portugueses gostam de denominá-lo, é a forma mais pura de exposição, extrapolação e experimentação de sensações e sentimentos.
Você só vai aprender a gostar e amar futebol quando descobrir um clube nacional, aprender o hino e ir ao estádio. Sua preparação psicológica para a ida, durante e depois do jogo é diferente, afinal: será um dia diferente em sua vida!!! Você irá para um determinado local gritar com tantas outras pessoas para incentivar, torcer para que não haja sorte para o azar de qualquer espécie, querer matar o adversário pela jogada que fez, bater palma com a jogada sensacional do craque de seu time e, sempre, vibrar de uma maneira louca e indescritivel com o gol. Enfim, esse primeiro dia é o começo do fim e ele sempre será lembrado desta maneira que descrevi com vááários adjetivos genéricos.
Após esse solavanco de emoções, o futebol vai começar a te hipnotizar feito uma barra de ouro brilhante e reluzente no seu côlo. Você virará um escravo, acompanhará jogos e resultados que influenciarão a cor do seu dia para: mais cinza ou mais azul. Será deveras cativante como há de ser a primeira picada de heroína. Você nunca mais conseguirá sair e vai achar isso tão ótimo que acabará querendo levar outras pessoas ou para experimentar ou para compartilhar com você. E cá, estou. Vamos?
0 comentários