terça-feira, janeiro 06, 2009 1:05 AM

Em 2008 foi assim

por Ênio Vital

Pela primeira vez na minha vida, o começo do ano de 2008 me forçou a comprar um caderno de brochura e fazer um diário. Pois, eu tive uma ex-namorada que ficou biruta da silva e como eu não conseguia manter um contato com ela que achasse suficiente e necessário por conta dos pais dela serem psicóticos da vida, eu criei um diário que gostaria de entregá-la mais tarde.
Fiquei um mês e meio escrevendo de forma livre com data e horário o que me vinha a mente que eu gostaria de falar para ela mas pelas causas descritas acima, não conseguia. Um dos trechos mais legais e menos piegas era "(...)feito o Diálogo do Forest Gump '-Mas, Gump, você esteve em tantos lugares, conheceu várias pessoas. Gostaria de ter ti acompanhado, ter estado junto, te visto tudo.' E Forest responde '- Você esteve lá, todos os momentos junto comigo. Não te esqueci nenhuma vez sequer em meus pensamentos'"
Foram algo em torno de 48 páginas que descrevi meu dia-a-dia com a ausência dela presente na minha vida. Essas páginas nunca foram lidas por nenhuma pessoa e nem por ela - afinal, eu terminei com ela antes que ela pudesse ter ficado boa o suficiente para ler - o motivo evidentemente não convém ser mencionado.
Em contrapartida, quando parei com a idéia de diário e de escrever para ela, eu comecei a cultivar no final deste mesmo caderno os meus pensamentos aleatórios de uma pessoa que estava entrando em outro universo; são paulo, faculdade, novas pessoas, novas histórias, novos lugares.
Feito assim, há uma coleção de mini-trechos da minha vida de: pessoas que me apaixonei, momentos que passei, idéias que usei, contas que errei, desenhos que inventei, citações que copiei. Me tornara "Um Sonhador Infadigável" como está escrito na última página do caderno.
O gozado é ver a dicotomia que há nisso. O começo do caderno x o fim do caderno. O primeiro semestre x o segundo semestre. Algo sério x algo despojado. Rigidez x frouxamento. Esses confrontos aconteceram por puro e singelo descaso do acaso. Nunca fiz questão de escrevê-lo desse jeito para que mais tarde pudesse comparar mas... uma vez que fiz, hoje, eu fui lá olhar tudo e ver como foi o meu ano, o balanço de fechamento de 2008. Posso dizer que saí no positivo. De exilado no primeiro tempo para um amnistiado da minha consciência, coração e vida no segundo tempo.
0 comentários