segunda-feira, janeiro 19, 2009 3:05 PM

Notas de uma noite de verão

por Ênio Vital

Noutra noite, uma garota disse "Enio, você é um cometa.". A hora que isso foi proferido já se encontrava avançada e, desta forma, aceitei sem resistência se isso era um elogio ou uma crítica.
Depois de uma noite que parecia durar para sempre, percebi as trevas púrpuras desaparecerem num amanhecer e o céu nada em sangue e salmão com a minha curiosidade tentando desvendar a tal esfinge do comentário.
Depois de divagar, e o sangue se desfez em azul e, em breve, começava a surgir um dia quente, bonito e muito claro, porque a chuva limpara a neblina. Cheguei a uma possível solução:
Ou eu me tornara tão efémero feito a passagem de um cometa. Ou eu me tornara a centelha brilhante para os olho feito a passagem de um cometa. Ou me tornara algo tão importante na vida deles, do tipo de coisa que se conta para os netos a passagem de um cometa.
Ou virei tudo isso.
A passagem efémera da centelha brilhante na vida da pessoa que ela acabará por levar isso para sempre com ela, algo que ela gosta de contar, se orgulha, se lembra do momento com prazer.
Entendam que o maior problema é eu nunca ter visto um cometa, eu nasci no ano que o Harley passou. Precisarei viver até os oitenta e sete para saber qual é a sensação de ver um cometa e, só assim, poderia entender se a menina estava a falar sério ou se era só palavras blasfemadas ao vento.
0 comentários