terça-feira, fevereiro 24, 2009 4:11 PM

Há coisas que realmente não têm como deixarem de ser notadas

por Ênio Vital

"Estaria numa cama de hospital, com os médicos, os estudantes e as enfermeiras em volta dele, amavelmente impessoais, perguntando-lhe o nome, idade e profissão, dizendo-lhe que aquilo era pouca coisa, que depressa ficaria aliviado com as injenções(...)"

Circa de quinze dias atrás, um grande amigo meu, Fernando "Chileno" Dias, sofreu traumatismo craniano (sic) após despencar de uma altura de 4 metros numa baile do hawaii na cidade de Jundiaí. Friso que este rapaz foi uma espécie de "padrinho" na minha entrada da faculdade, foi a primeira pessoa que fiz real amizade lá e, além disso, me mostrou o caminho das pedras - e atalhos - que deveria trilhar dentro dela.
De súbito, ao saber do grave estado dele, me reclusei. Afinal, nessas horas a melhor compania é a nossa própria, uma momento de mastigar, regogitar, mastigar novamente, regogitar novamente, mastigar e engolir de uma vez por todas a situação que ele se encontrava.
Por mais que eu corra atrás de notícias e externo minha preocupação, gostaria de escrever algo que não soasse como um desabafo ou uma jura patética de qualquer coisa que ele mais tarde se envergonharia.
Então, como ele fez Letras, é aficionado por boa literatura e sempre ávido crítico nos meus textos, vou usar da idéia do blog dele de citações de ótimos livros para descrever o que penso a respeito.
Coincidentemente, estou lendo "Jogo da Amarelinha" de Júlio Cortázar e justo no capítulo 23 que estava a ler naquela semana, retratava sobre um acidente. A citação que começa meu texto, também é utilizada no começo do requerido capítulo. Por fim, segue o desfecho do acidente e o desfecho de como penso, também:

"(...)Já devia sentir-se melhor na cama do hospital, gozando daquela sonolência que vem depois do choque, intervalo feliz em que uma pessoa renuncia a ser dona de si mesma e a cama é como um barco, umas férias pagas, algo diferente da vida comum. "Estou quase indo visitá-lo um dia desses", disse Oliveira. "Mas é bem possível que eu vá estragar a sua ilha deserta, serei a inesperada pegada que ele encontrará na areia. Caramba como você está ficando delicado"."

Enfim, melhoras para ti, meu amigo.
0 comentários