quarta-feira, março 25, 2009 10:46 AM

RESENHA: O que é Ideologia?

por Ênio Vital

Marilena Chaui é uma renomada intelectual brasileira – para alguns e minha opnião, uma intelectual menor perto de todos e tantos outros que temos em solo tupiniquim - e através livro “O que é Ideologia” tenta esclarecer e simplificar sua teoria com vários exemplos e autores para dar embasamento na sua cruzada em tentar explicar uma dos verbetes com maior amplo sentido e tudo que possa gerar em torno dele.

A idéia central de “ideologia”, segundo a autora, não tramita sobre subjetividade, preconceito, mas como alicerce principal sendo o fato social, as relações entre os homens, não sendo um mero conjunto de idéias impostas. Em outras palavras, seria a composição de idéias feita pela sociedade, sendo caracterizado pelas relações sociais.

Marilena é partidária do PT e desta forma reproduz sobre a ótica do marxismo como a ideologia age, cresce e desenvolve dentro da sociedade moderna. Uma ferramenta de dominação feita pelo convencimento e alienamento da sociedade, disfarçando a realidade.

Nas relações sociais dentro da divisão do trabalho entre o intelectual e o manual, há uma relação antagônica. O primeiro têm as faculdades do saber e de como construir idéias concisas para dominar o lado operário. Essa construção não é necessariamente uma retrato fiel das reais condições, mas sempre retrata como a sociedade é igualitária, honesta, sua moral e valores, criando uma dominação no lado explorado.

O conceito exposto pela autora é ainda mais amplo, não sendo apenas aplicável no capitalismo e sua luta de classes. Ele é tão abrangente que a maioria das instituições da sociedade formadora de opinião e manuseiadoras de questões de alienamento social como política, igreja, estado, orbitam em cima dessa ideologia apresentada.

Ideologia é tratada como um fenômeno social, logo ela pode ser qualquer coisa desde que tenha um grupo social para representá-la quanto idéia, porém a idéia dominante pertencerá ao grupo com nível intelectual e moral mais elevado. Toda teoria ideológica tem como fundamento inicial uma compreensão da nossa vida em sociedade, seja ela pela relação do homem e natureza ou para explicar fatos sobrenaturais, entretanto não há um relato fiel e imparcial na descrição sobre o referido tema.

Outro fato de se levar em conta é que o dominador sempre tem o poder de remanejar a idéia que ele mesmo sugeriu, criando assim um dinamismo em todas ideologias, tornando elas adequadas por pura conveniência.

Texto confeccionado para um trabalho de Língua Portuguesa II da faculdade ESPM

0 comentários